A saga dos Apóstolos

E aí, Superpessoal?! Tudo massa? O quadro mensal do Sunday++ está de volta com a história dos apóstolos de Jesus. As lições foram baseadas no livro de Atos, Novo Testamento, Bíblia Sagrada. Como sempre fazemos, as fotos terão breves comentários sobre a história e sobre as técnicas de desenho utilizadas. Este foi último trimestre publicado em 2012, então relevem a qualidade!


A descida do Espírito Santo (Atos 2) - Versão colorida no Photoshop (2016)



A história de Atos dos Apóstolos acontece logo em seguida da ascensão de Jesus aos céus. Quando ressuscitou ao terceiro dia, Ele ainda passou 40 dias na Terra com os discípulos, passando-lhes as últimas recomendações sobre o que aconteceria. Ele subiu aos céus, mas deixou alguém em seu lugar: o Espírito Santo de Deus, tratado na próxima lição.
Essa foi uma daquelas semanas de correria, onde não quis deixar passar em branco e fiz um desenho de folha inteira (A4) para a criançada poder pintar. Os materiais utilizados foram pena para o geral e caneta nanquim para o acabamento. De leve um efeito no Photoshop para não ficar tudo branco.



Como citado, Jesus subiu aos céus e os discípulos ficaram encarregados de continuar a missão de pregar o Evangelho a todo o mundo. Foi nos deixado o consolador em seu lugar, o Espírito Santo, representado por essas rajadas de fogo.
Aqui eu tentei utilizar as hachuras, que ficaram um pouco bagunçadas. Foi outra semana corrida, mas nesse trimestre eu havia colocado em mente o propósito de desenhar todas as 13 lições - e consegui, ainda com participação de um amigão do trabalho. Também fiz uma versão colorida a lápis de cor.


Como sempre incentivava os alunos a colorir os desenhos, tomei a iniciativa de colorir um e mostrar pra eles. Não ficou lá essas coisas porque pintei uma cópia, onde os traços ficaram meio apagados, diferentes da versão impressa.


Finalmente uma lição escrita! O esquema das outras foi mantido, onde apresentávamos uma breve meditação com um desenho contemporâneo e em seguida destrinchávamos a história com o que ele queria nos ensinar. Antes de o apóstolo Paulo se tornar o protagonista, o herói desse período foi o apóstolo Pedro, junto de Tiago.
Além de usar mais hachuras, arrisquei o método de pintar o fundo de preto deixando uma linha branca separando o personagem. Eu achei legal. Já o último quadrinho ficou meio largado, eu confesso!


A importância de fazermos o bem ao próximo. O triste fim de Ananias e Safira, por terem mentido para o Espírito Santo de Deus - coisa que não existe perdão. O pai da mentira: o diabo.
Gostei bastante de desenhar essa lição, pois deu pra dar uma melhorada no traço e uso da pena e canetas nanquim. Ainda usei a técnica de fundo escuro e outros desenhos diferentes do habitual, como o quadro em que aparece o capiroto.


A importância do trabalho dos diáconos. Qual a função deles? Isso é o que abordamos nessa lição.
Não é o Aiolos, nem o Aiolia, mas me inspirei fortemente nos dois para desenhar o servo medroso que não gerenciou o talento recebido (nada contra os irmãos - sou fã dos dois!). Foi um desenho meio feito às pressas, onde não recebeu tantos detalhes quanto deveria.


Numa época em que eu havia pego Hajime no Ippo pra assistir, retirei inspiração para o primeiro quadrinho. A história de Estêvão e dos mártires do Evangelho. Sabem quem estava na cena em que Estêvão foi apedrejado? Saulo de Tarso, que se chamaria PAULO, num futuro próximo.
Já deu pra perceber o que apareceu de novo? Pois é! Comprei uma curva francesa e aqui usei e abusei nos testes. O resultado não saiu bem como esperava, mas até que deu uma vidinha ao desenho.


Enfim, apareceu o maior evangelista de todos os tempos: o apóstolo Paulo. Ele passou por poucas e boas para poder passar para o lado do Bem!
Outra lição que curti desenhar. Ainda aproveitando as técnicas de fundo escuro, com aquela linha branca em torno do personagem.


Em tempos onde preconceito é falado em todo canto, essa lição é bem atual. E olha que foi baseada na história da época de Jesus. Cornélio era um centurião romano que fazia boas obras e foi bem visto por Deus. Mas faltava ainda alguma coisa para ficar 100%.
A história dos apóstolos de Jesus me encanta bastante. Tanto que o meu mangá favorito é o Metamorfose, de uma indicação já feita aqui. Grande inspiração veio de lá.


Lição sobre a missão de Paulo: pregar o evangelho, junto de seus companheiros Barnabé e Marcos.
Nessa historinha eu fui um pouco cara de pau! Utilizei algumas figuras prontas encontradas na Internet para poder completar o espaço em branco. Também utilizei uma técnica que aprendi numa revista para fazer o Paulo sangrando.


Além de pregar o evangelho, nós temos a missão de realizar as boas obras. Isso que o apóstolo Paulo nos ensinou. Ao expulsar um demônio de uma jovem que ganhava dinheiro adivinhando, Paulo e Silas foram presos e lá louvaram ao Senhor.
Nada muito diferente do normal além das técnicas já utilizadas. Detalhe para o Paulo trabalhando: ele vendia tendas.


Apesar de a imagem ser de uma cena já retratada, aqui abordamos a trajetória de Paulo chegando ao fim. A ilustração foi feita pelo meu amigo e irmão Flávio Moutta, do Rio de Janeiro - RJ. O material utilizado foi apenas o lápis!


O apóstolo Paulo estava preso. Aí começou aquele joga-joga de responsabilidade pra um e pra outro, assim como foi com Jesus. Mas ele não desistiu, pois foi na prisão onde ele escreveu a maioria de suas cartas constantes no Novo Testamento.
Não sou nada bom com cenários, então perdoem a perspectiva utilizada nos quadrinhos! O Takuro Nakai (Bakuman) reprovaria meus desenhos logo de cara!


Mais uma aventura do apóstolo Paulo. Ele foi preso e solto algumas vezes, mas acabou cumprindo pena numa prisão domiciliar. Esse naufrágio foi apenas um dos que Paulo sofreu e até vacilei desenhando a víbora mordendo o seu pé, pois o correto devia ter sido a mão, conforme a Bíblia.

Assim, encerramos esse quadro abordando a vida dos apóstolos de Jesus após a sua subida aos céus. Aguardamos ansiosamente pelo seu retorno nos dias de hoje, para subirmos com Ele! Espero que tenham curtido e já adianto que o Projeto Sunday++ não acabou! Estou trabalhando numa continuação para GRANDES HERÓIS DO ANTIGO TESTAMENTO, bem como as histórias bíblicas do Novo Testamento, também. Deixem seus comentários aqui, além de sugestões para nossos trabalhos e futuras matérias. Até mais!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Bom ver que você continua o seu trabalho!

    Achei que o desenho da Safira ficou parecido com a Ellen Kurokawa, a Cure Beat. Ela no começo era vilã, mas se arrependeu de seus atos e passou a lutar para proteger a felicidade das pessoas. Bem diferente da Safira, que suponho não ter se arrependido, visto o fim que ela levou. Achei esse contraste bem engraçado e irônico, embora saiba que não foi intencional.

    Eu sugeriria contar a história de São Longinus, que também se converteu e teve uma história parecida com a de Saulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Usys!

      O trabalho nunca parou! Ele já teve alguns hiatos (inclusive agora estou em um), mas todos os domingos há uma história diferente para contar!

      A história de Ananias e Safira foi bem forte, pois o final foi trágico. Eles morreram porque mentiram sobre uma venda de propriedade. Um dos discípulos perguntou ao Ananias se aquele valor da oferta era o total, e ele disse que sim - aí ele morreu na hora. Depois perguntaram à Safira, que não sabia do que tinha acontecido. Ela também confirmou - e também morreu na hora.

      Vou procurar saber a história do São Longinus! Quem sabe ela não apareça por aqui algum dia? Abração meu nobre! Até a próxima!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!