Aprendendo na Casa de Deus

E aí, pessoal? Tudo blz? Estamos de volta com mais um Espaço Sunday, trazendo novas lições (do 3º Trimestre de 2012). Como já expliquei, fiquei sem ter onde publicar os desenhos fora do Facebook, então adotei o Blog para divulgá-los e mostrar, também, a evolução do traço.

 Todos sabem que sou um desenhista bem amador (na verdade, tô mais pra aquele que ama o desenho - hehehe!), mas procuro me esforçar para evoluir! Dessa vez, veremos lições que aprendemos na Casa de Deus.





Em relação ao último trimestre postado, aqui tivemos uma leve evolução no trabalhar com as canetas para desenho. Claro que dá pra ver que algumas saíram meio que às pressas, devido à correria do trabalho e faculdade que cursava na época. Todos já sabem que sou cristão e trabalho com crianças aos domingos, ensinando essas lições que são inspiradas na Bíblia Sagrada. E deixa eu contar um segredo: a correria era tão grande, que às vezes eu deixava alguns quadrinhos em branco pra criançada "participar" da lição. Não dava muito certo porque elas reclamavam do espaço pequeno!




A história da criação do mundo. Há pouco para se comentar. Alguns quadrinhos ficaram meio que abstratos e utilizei mais textos que desenhos para essa lição.


A queda do homem, como o pecado entrou no mundo. Gostei bastante de desenhar essa lição, pois pude utilizar algumas técnicas para fundo escuro, deixando um pequeno traço branco entre os personagens e a escuridão, como no último quadrinho. O inimigo de nossas almas se aproveitou da serpente, que deixou uma brecha, e fez com que o homem e a mulher desobedecessem a Deus. Resultado: foram expulsos do paraíso.


Outro que gostei bastante de fazer. O Photoshop e o PhotoScape me ajudaram na utilização de alguns efeitos, dando um pouco mais de vida aos desenhos. A lição demonstra como é que podemos ser salvos: através da Graça, pois Jesus Cristo pagou um alto preço (a própria vida) na cruz do Calvário.


Este trimestre foi muito bacana de se desenhar. Pude fazer os quadrinhos antes e depois jogar os textos com o PhotoScape. No anterior eu digitava tudo antes, desenhava depois e em seguida tirava cópia da misturada - mais à frente é que ia digitalizar pra arquivar. Nesta lição, Jesus subiu aos céus e deixou o Espírito Santo para nos consolar. Ele continua em nosso meio até que Cristo retorne para buscar a Igreja.


Muitos sabem o quanto curto o Anime Saint Seiya, não é? A paixão pelos animes e mangás vieram por intermédio da extinta Rede Manchete. O resultado, além de me tornar um adulto que não pára de assistir desenhos, é esse que vocês estão vendo: a paixão por desenhar. Preciso dizer em quem me inspirei para criar o anjo do segundo quadrinho? Hehehe. Isso porque vocês ainda não viram a próxima lição.


Esse cavaleiro trajando a Armadura de Deus também teve uma forte inspiração em algumas partes das armaduras de Ouro do Anime já citado. Mesmo com a correria, nessa semana achei um tempinho para fazer outro desenho pra o domingo - abordando a Armadura de Deus. Na carta aos Efésios, capítulo 6, podemos conferir o que significa cada parte.


A definição de Igreja. Não se trata do prédio ou construção onde o povo se reúne, mas no próprio povo unido com um propósito. Gostei de desenhar o quadrinho do meio da página, onde não há distinção de nacionalidades ou etnias para chamarmos de Igreja.


Lição que aborda sobre a nossa missão como Igreja: levar a Palavra de Deus a todos os povos. Aproveitei para desenhar duas crianças com a farda do Exército Brasileiro! O "Ide" de Jesus está no Evangelho segundo escreveu São Marcos, no capítulo 16, verso 15.


Preciso comentar sobre a correria dessa semana? Hehehe!! Houve aproveitamento de figuras - parece que só desenhei o João Batista, mesmo! As crianças tiveram que se virar pra completar as ilustrações!


Esta é uma das lições que mais gosto. Notaram diferença no traço? Pois, é! Não fui eu quem desenhou, mas a Scarlet Guedes, uma amiga e irmã em Cristo lá da cidade do Rio de Janeiro. Conheci essa artista numa Feira do Livro, em Bangu, quando comprava mangás, em 2010, se não me engano. Mantemos contato até hoje e, acreditem, ela fez outra lição pra gente esta semana (10/04/16) - e ficou muito massa! Esta lição abordou o assunto da Santa Ceia do Senhor.


Outra lição que gostei bastante de fazer. Dá pra perceber que os traços ficaram bem legais. O último quadro ficou diferente porque escolhi fazer de pincel. Não ficou lá essas coisas, mas valeu a tentativa! Esta lição abordou o assunto de milagres, citando o primeiro que Jesus realizou, num casamento. Só baixar e ler a historinha!


Esta foi a última lição do trimestre. Outra correria não permitiu que eu desenhasse a de número 12 - então ficou esse hiato aí. Usei e abusei da hachuras e tentei utilizar a curva francesa no último desenho. Apanhei um pouco porque nunca tinha sequer visto uma, imaginem usar! A lição falou sobre o céu e o inferno. Como será cada um? Quem vai pra onde?

E foi isso, pessoal. Espero que tenham curtido a leitura, baixado todos os desenhos e compartilhado com todos os seus amiguinhos. Mês que vem tem mais um espaço Sunday, fechando o ano de 2012. Deixa aqui seu comentário! Até a próxima!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Ha ha! As crianças sempre nos surpreendem. É bom saber que elas têm esse desejo de exercer sua criatividade e é sempre bom deixar um pouco de espaço para isso.

    O seu estilo combina bem com as partes mais bíblicas, as partes que retratam a época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys!

      Eu costumo dizer que as crianças é que são meus professores. Tenho aprendido bastante com elas. Até quando eu pintava o cabelo de algum personagem de preto, elas me clicavam pra não fazer o trabalho delas, que era pintar! Depois tive que deixar todos os cabelos em branco!

      As partes mais bíblicas só pude reproduzir por buscar referências em outras revistas e até no Google - como veremos no primeiro trimestre de 2013 - contando a história de José do Egito.

      Até a próxima, meu nobre!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!