Patrine - Por Super AHAM Fã

E aí, pessoal? Tudo massa? Estamos aqui mais uma vez com o quadro que amamos: o Nostalgia! Dessa vez, aproveitando o dia 08 de Março para homenagear todas as mulheres - e nada melhor que relembrarmos de uma heroína que alegrou nossa infância, não é? Super AHAM Fã mandou ver nessa matéria! Boa leitura!



Em homenagem ao dia internacional da mulher, nada melhor do que falar sobre uma heroína: PatrineSim, amigos otakus, o público feminino tem representante no que diz respeito a manter  a paz no mundo. Como ela mesma disse no episódio 02 – A Super Policial Feminina: “Lutarei enquanto existir amor, até o fim da minha vida”.


Patrine é uma menina muito especial com poderes sobrenaturais. Consegue se camuflar e aparecer do nada. Salta tão alto que parece voar. Tem uma espada poderosa, além de saber lutar no estilo das artes marciais. A aparência dela lembra muito a do Zorro. Só que muito mais sofisticada devido aos poderes (que o homem como o amigo do Sargento Garcia não possuía). As semelhanças estão nas roupas, capas, máscaras e no fato desta personagem destemida deixar sua marca com a letra P de Patrine em vez de Z de Zorro. (Capitão Rogers entendeu a referência! - hehehe)

O pai da Estrela Fascinante Patrine é jornalista e, de vez em quando, lê manchetes sobre ela nos jornais, porém, não sabe que ela é a própria filha. A Guerreira recebeu a força de proteger a cidade local de um misterioso senhor idoso que, na verdade, é o deus da cidade. Patrine, cuja identidade secreta é Sayuri, não pode revelar seu segredo a ninguém, ou será punida sendo transformada num sapo. Ela também é obrigada a cuidar de um misterioso baú, senão vai ser transformada em sapo também. Sapo? Ou seria numa rã? Bem, seja como for, não seria interessante!

Algo muito maneiro e peculiar nesta combatente do mal é que ela resolve os combates sempre buscando a forma mais tranquila, na maior paz,  nunca se vinga dos inimigos. Muito pelo contrário: tenta convertê-los para o bem. Simplesmente sensacional! Além dela, vi apenas o MachineMan fazer isso com o Raio de Transformação. E olha que este raio não funcionava, às vezes, apesar da boa intenção do herói.



Valente, destemida, forte, inteligente, bonita e bondosa. Realmente, uma excelente heroína.  E pra quem não acha a Patrine linda, fique sabendo que um malfeitor se apaixonou por ela no episódio 08 – O Drama de Um Parlamentar.

Sayurii, e não estou falando da atriz e apresentadora, Renata Sayuri, que interpretou a Kira do Band Kids, lembra? Tem uma vida dupla: como uma simples colegial adolescente, mas quando põe a máscara, se torna a Estrela Fascinante Patrine, ou simplesmente, Patrine. A série é bem divertida. Há muitas cenas engraçadas. Não mencionarei muitas, pois pra quem nunca a assistiu, perderia um pouco a graça. Apesar de ser complicado ser spoiler de um Tokusatsu de mais de 20 anos atrás.

Nunca vou esquecer do dia em que o irmão dela Hideki foi ao barbeiro/cabeleireiro e pediu: “Eu quero um corte de cabelo de rapaz sério”. O pessoal implicava muito com ele. Entretanto, ele perturbava muito mais a Sayuri. Insinuava que ela era feia e burra. E a irmã mais nova, Tomoko, costumava a se vestir de Pequena Patrine. Isto significa que proteger a cidade é dom de família.



A guerreira Patrine enfrenta diversos inimigos durante os mais de 50 capítulos. Em geral, eram falsários, sequestradores e até barbeiros malucos. Para quem não tem preconceitos, afinal alguns marmanjos de plantão poderão dizer que homem não assiste a isso. É antes de tudo, um programa de muita diversão, aventura e romance. Uma trama considerada leve. Os vilões são mais cômicos do que malvados. Quem gostou de Machine Man e Jiraya provavelmente irá gostar de assistir à Patrine.

Escreveu aqui Super AHAM Fã que já teve uma namorada parecida com a Patrine...

_______________________

Esperam que tenham curtido a matéria! Nostalgia pura! Assim como nosso amigo Super AHAM Fã citou, a mesma galerinha que se recusa a dizer que assistia a Patrine, deve ser o mesmo pessoal que também curtia Saillor Moon! Eu assistia, sim! Hehehehe!

Outra coisa - procurei mas não encontrei, devo ter escolhido as palavras erradas - havia o fã clube da Patrine, onde uma molecada se juntava para desenvolver armas para ajudá-lo no combate às Forças do Mal - e o líder deles, Makoto, sempre se dava mal. Meu pai se amarrava nas aventuras de Patrine, mas quando aparecia o Makoto ele vibrava, porque as armas nunca davam certo e geralmente explodiam! Muita onda!

Ficamos por aqui e contamos com a presença de vocês nos comentários! Fiquem ligados que teremos o Espaço do Colecionador e Reviw em breve. Abração!

Adelmo Veloso

Comentários

  1. Muito boa a matéria sobre um seriado que não foi bem compreendido por aqui!

    De fato, Patrine é um daqueles seriados que é preciso saber ver para curtir. Depois de aprender, percebi que é muito legal! Mesmo na época eu sentia que se fosse um desenho animado, ia virar algo como Sailor Moon (versão dos anos 1990 da Toei).

    Há alguns anos saiu um seriado que bem poderia se passar por uma continuação desse. Chamava-se "Panchanne", que conta o que aconteceu com uma heroína desse estilo depois que ela cresceu e virou dona-de-casa. A equipe é a mesma, inclusive o roteirista, Yoshio Urasawa, com o mesmo humor chulo, insólito e absurdo (e viciante) de Patrine.

    E a própria Patrine aparece em um especial de cinema de Kamen Rider Wizard... Quero dizer, não é bem ela... Bom, é ver para crer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys!

      Como um bom fã de Tokusatsus na época em que passou na TV, eu curtia bastante Patrine. Como disse, até hoje meu pai lembra das trapalhadas do Makoto, pena que nem todos curtiram como deveriam.

      Fiquei curioso com esse seriado aí! É um ângulo diferente que há muito o que explorar, bem como a difícil vida de um herói registrado lá em One Punch Man! Quando se analisa outro ângulo de algo que parece clichê, tudo fica mais interessante, eu acho.

      Quero ver Patrine em Kamen Rider! Valeu pelas dicas, meu nobre! Até a próxima!

      Excluir
  2. Obrigado, Usys.
    Mais uma vez, tentei ser sucinto e ir direto ao assunto.

    Compartilhei o post desta matéria em alguns grupos no Facebook e num deles o perfil que parece ser da a atriz japonesa Iwao Tanaka curtiu a postagem.

    Talvez eu esteja enganado, mas encontrei poucas imagens sobre Patrine para ilustrar a matéria.

    Um fato engraçado é que essa série também é conhecida como "La Belle Fille Masquée Poitrine".
    Poitrine em francês significa seios, rs...

    Pretendo terminar mais uma matéria esta semana sobre um programa de TV antigo que com certeza, deixou muita saudade!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Eu raramente assistia Patrine, então não me lembro de muita coisa. Essa de deixar uma marca com P eu realmente não lembrava, bem interessante, isso quer dizer que ela é mesmo baseada no Zorro hehehe.
    Agora fiquei curioso pra saber se ela descobre o que tem no baú XD

    Uma pena que é raro ter tokusatsu protagonizado por mulheres. A Patrine é uma raridade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrine, que eu me lembre, passava na Band pela manhã. Eu conseguia assistir porque estudava à tarde. Não tinha tanta emoção quanto aos Tokusatsu famosos, mas tinha muito humor - alguns até sem noção!

      Zorro era top! Na Band também passava um seriado do Zorro de 1900 e antigamente. Era muito maneiro. Foi uma emissora que teve grande influência no nosso fator nostalgia de hoje. Dragon Ball Z e vários animes passaram por lá!

      Abração!

      Excluir
    2. Vou pesquisar algum episódio em que ela deixa a marca dela "P" e quando achar, posto o número do capítulo aqui.

      Excluir
  4. Olá, pessoal.
    Como tem passado?

    Como eu havia prometido, voltaria aqui para informar sobre pelo menos um episódio em que Patrine deixava a marca dela, parecida com a cena do Zorro. O Zorro costumava utilizar a espada para deixar a letra Z nas pessoas. A Patrine, de forma semelhante, às vezes, deixa a letra P que é a inicial do nome de guerra dela.

    Então, há outros episódios que ela faz isso, numa pesquisa que demorou dois dias, encontrei no episódio 34: "O Sanduíche Respeitado" a estra Patrine deixa a Marca dela numa área rochosa perto do inimigo que havia derrotado anteriormente. A irmã dela também deixa a marca P para outros inimigos logo depois da irmã mais velha fazer isso.

    E se não me falha a memória, esta marca é um sinal de que a Patrine perdoou os erros dos vilões e os deu mais uma chance de serem pessoas de bem.

    Neste episódio de nº34, dois fatos curiosos aconteceram:

    O primeiro é que a Patrine mais adulta foi crucificada (não pregada, apenas amarrada numa cruz) e o segundo fato inusitado, é que as duas Patrines enfrentaram um inimigo conhecido como Diabo, O Imperador do Inferno.

    Realmente, os inimigos de antigamente tinham os nomes bem mais hardcore mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso Redator Ninja está de volta! Cara, sua disposição para fazer um negócio padrão é admirável! Sempre que tiver outro tempinho, manda pra gente mais Nostalgia desse tipo! Até mais!

      Excluir
    2. Ah, sim, claro!
      Sinto falta de escrever para o SuperAham!
      Ainda mais, falando das coisas que gosto.
      Todas as matérias que fiz até hoje são de animes e séries que acompanhei quando eu era criança.

      Como eu havia prometido que eu iria mencionar pelo menos um episódio onde a Patrine deixava a marca dela, à lá Zorro, tive que pesquisar. E devido a flata de tempo, demorou. Porém, não foi esquecido. Eu demorei para enviar a resposta pois eu tive que assistir a quase todos os episódios para encontrar alguma cena em que ela fazia o que mencionei. Para ser mais rápido, eu iria direto para as cenas de combate da Patrine. Só que demorou bastante para trazer a resposta porque eu tive apenas 2 dias "*livres" para fazer a pesquisa e no segundo eu encontrei uma cena. No ep. 34.

      Obrigado, Adelmo e a todos que gostam e contribuem para o SuperAham.
      Para mim, é sempre um prazer e uma honra estar em contato com todos vocês.

      Abraços...


      * Período livre para pesquisar desde o dia da publicação até a resposta.

      Excluir
  5. Demorei mais de dois meses para dar a resposta de algum episódio em que ela deixava a marca dela.
    E neste intervalo de tempo, eu tive dois dias disponíveis para fazer isso. E foi exatamente no segundo dia que consegui encontrar algum. Isto mesmo pulando as cenas e indo diretamente para as partes das lutas.

    ResponderExcluir
  6. Há exatamente 30 anos, Patrine estreava na TV Japonesa!
    O tempo passa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.
      Dia 7 de janeiro de 1990!
      Aqui no Brasil, o aniversário de 30 anos será em 4 de julho de 2024!
      O tempo passa, o tempo voa e a Poupança Bamerindus nem existe mais!
      Para os amantes da época, resta relembrar...

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!