Espaço Nostalgia: Brindes Espetaculares - TAZOS

E aí, pessoal?! Tudo blz? Estamos de volta com mais uma postagem, dessa vez, deixando vocês bastante nostálgicos, caso tenha entre 25-30 e tantos anos.

Pokémon! 

Vamos falar sobre os brindes sensacionais que animavam nossos lanches (eu só comprava salgadinho pra pegar os tazos). Dessa vez, vamos começar com a melhor de todas as promoções da Elma Chips: OS TAZOS (os que chamaram mais atenção)!



Tornei-me fã de Fandangos depois de tanto comer esses salgadinhos pra pegar os TAZOS! A história dos tazos é bem grande em relação aos demais brindes, mas vou tentar detalhar os que eu lembro! O jogo praticamente se resumia em golpear uma pilha de tazos utilizando outro e os que caíssem com a figura voltada para cima eram seus.

Looney Tunes: Começamos com as figurinhas da turma do Pernalonga. Eram imagens bem engraçadas e dava gosto tentar completar a coleção. Além dos convencionais, havia os MASTER-TAZOS! Eram os tazos de plástico reforçado, bem pesados, ideais para golpear a pilha e derrubar o máximo possível. Eu e meus irmãos brincávamos até o tendão começar a doer. Havia um livro ilustrado, Tape-tazo e um Porta-tazos.



E não pararam por aqui! Houve uma continuação com os tazos da turminha Tiny-Toon!

Tiny Toon: Esses vieram com uma novidade bacana: eram duas imagens em um único tazo! A numeração foi continuação da série Looney Tunes. Os tazos estavam fazendo muito sucesso! E eu comendo muito salgadinho, mandando muuuito sódio para meu sangue e sobrecarregando meus rins! E não parou por aqui. A saga teve sua continuidade com a turminha mais maluca que animava nossas manhãs: Os ANIMANIACS!



Animaniacs: Esses vieram com uma novidade bem diferente! Eram os chamados Arma e Voa. Era um tipo de LEGO com tazos, onde você podia montar uma parafernalha nível titã e golpeá-la utilizando duas peças. Era lindo de se ver! Os tazos faziam uma curva no ar, acertando a construção, fazendo peças voarem para todos os lados! Mas não parou por aqui. A numeração, sim. Mas os lançamentos, não!



O Máskara: o personagem da cara verde mais louco do mundo, que consagrou o Jim Carrey, foi o responsável por alimentar nossos vícios. Nessa época eu já estava achando que o brinde eram os salgadinhos. Agora com outra novidade: os tazos continham três imagens que se alternavam quando você mudava o ângulo de visada!





E o master tazo era bem peculiar: uma mão de borracha pegajosa, esticava e era bem nojenta, além de grudar no tazo quando entrava em contato. Bizarro? Que nada! Era massa!

Depois dos tazos do Máskara, vieram outros brindes de outras séries animadas e tal, até que chegaram os meus favoritos, que tenho até hoje! Só que a Elma Chips resolveu fazer diferente: trouxe um tipo de TRUNFO, as famosas Super Cartas Pokémon!


 As Super Cartas Pokémon eram geniais. Na parte da frente vinha a figura do Pokémon e na parte traseira os dados de luta do bicho. Os jogadores escolhiam uma modalidade antes de jogar e mostravam a carta - quem tivesse o poder de luta (força), agilidade e outras duas categorias maior, vencia. Só nunca entendi porque Miau tinha 50.000 de força, ao lado de Blastoise, Mewtwo, Snorlax e Charizard. O sucesso foi tanto que houve a continuação. Saíram apenas 50 cartinhas, então a Elma Chips decidiu voltar com os TAZOS. Aeeeee!!!!!




E haja sódio para meus rins filtrarem! Era muita emoção! Só que os tazos Pokémon tinham uma peculiaridade. Não era só desvirar e pronto, tinha que comparar o tipo do Pokémon com o tipo desvirado! Não era moleza. Ah, e também não parou por aqui. Vieram os EVOLUTAZOS!!! Aeeeeeee!!!!
 

 
No estilo do Máskara, esses tazos especiais continham dois ou mais Pokémon! Era muito legal. Cheguei a completar todos os normais, mas não consegui finalizar a parte dos evolutazos. E a parte de tazos eu encerro por aqui, porque vieram ainda as figuras do Cartoon Network e outros. Pra fechar com chave de ouro, vieram cartinhas de um anime que não poderia deixar de compor a nostalgia: DIGIMON!
 

 
Não chegaram a ser como as do Pokémon, com poderes e tal, mas não foram menos legais. Elas tinham a imagem dos personagens na frente e na parte traseira era um dominó irado! Não era fácil jogar essa parada porque bolinha é fácil contar. E esses símbolos loucos? Levava mais tempo pra raciocinar.
 

 
E foi isso, rapaziada! Espero que tenham gostado de lembrar um pouco desses brindes, porque eu tenho até hoje guardados em casa. Isso porque nem falei dos brindes da Coca-Cola, Pokémon do Guaraná Caçulinha, Kinder Ovo quando conseguíamos comprar sem fazer empréstimo e por aí vai! Até a próxima!

Adelmo Veloso



Comentários

  1. Eu sempre via essas coisas, mas nunca entendia como funcionava. Agora eu vejo que era como o "bafo" nas figurinhas. Parece ser bem divertido. Duro é ter que comer todos esses salgadinhos. Antigamente eu até conseguia, mas agora só de ver um começo a passar mal.

    Mas mais do que isso, essa matéria é um bom registro de um elemento da Cultura Pop que teve presença marcante no Brasil. Deu para ver direitinho a evolução do brinquedo. Excelente trabalho!

    No Blog do Hades XII tem uma matéria com fotos de produtos semelhantes, os Diskus, com temas de Saint Seiya (http://hadesxii.blogspot.com.br/2015/10/tazos-ninho.html). Esses vinham no Ninho Soleil, então eram (relativamente) mais saudáveis de se conseguir.

    Ah, totalmente fora do assunto, mas no meu outro blog, a Casa do Boneco Mecânico - Anexo, fiz uma matéria sobre a quadrinização de um desenho animado, o Fresh Precure!. Esse tem elementos que pelo que eu vi, provavelmente vão ser do seu agrado (http://usys222anexo.blogspot.com/2015/10/precure-collection-fresh-precure.html).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Usys, obrigado pela participação! Minha mãe costuma dizer que sou uma eterna criança, não sei por que!

      Muito bacana os Diskus! Não comentei na matéria, mas protegi todos os meus tazos com fita adesiva, para não perderem a cor, porque eu e meus irmãos brincávamos com eles de verdade, diferente de como brinco com meus Action Figures hoje!

      Sobre a quadrinização de um desenho animado, farei os comentários por lá, mesmo!
      Até a próxima, nobre Usys!


      Excluir
  2. Ah os bons e velhos tazos, como eu gostava disso! Lembro que comprava aquele pacotão que vinha com vários salgadinhos pequenos, só por causa dos tazos, era a forma mais rápida e barata de conseguir hehehe.
    Eu só jogava com os repetidos, gostava tanto das imagens dos tazos que ficava com dó de acabar estragando a imagens. Eu tinha um tazo que era lenda na escola, uma Lilica de Tiny Toons que ninguém nunca conseguiu virar, o bagulho tem alguma bruxaria hahaha! Pior que esse é o único tazo que tenho até hoje, o resto doei. Pior era todo mundo tirando sarro porque meu melhor tazo era uma coelhinha rosa hahahaha!

    Lembro que tinha um disparador de tazos, eu não cheguei a ter um, mas era legal ver a galera que tinha usando. Essa mãozinha que pegava tazo era muito engraçada, um colega acidentalmente colou uma num dos tetos da escola e o bagulho ficou lá por anos!

    Lembro que tinham uns tazos de metal, com imagens de uns monstros, só não lembro onde que vinham esses brindes.

    Um amigo tem uns tazos dos Simpsons, acho que são de Portugal, bem legais. Pena que na minha época de tazo não tinha isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Ronin!
      Rapaz, eu também usava essa tática dos salgadinhos pequenos num total de cinco! Depois a Elma Chips se ligou e tirou mais tarde, deixando apenas nos maiores. Quando chegou a época de Pokémon com os Evolutazos, eu comprava mais os Doritos, pois dava pra apalpar e tentar descobrir se eram evolutazos ou normais!

      Na escola eu não cheguei a brincar, usava mais em casa mesmo, com meus irmãos. Sempre fui o mais chato em caso pro lado do colecionismo, desde fichas e cartões telefônicos a moedas antigas, agora tô com bonecos!

      Esses disparadores eu não cheguei a ver de perto, mas além das mãozinhas do Máskara, tinha as Susto-Partes da família Adams, lembra?! Eram bem nojentas!
      Muitas promoções bacanas surgem no exterior e aqui... temos que nos contentar com o que vem!

      Até a próxima, nobre Ronin!

      Excluir
    2. E mais uma: já tá saindo o Prison School Live Action! Tô aguardando suas resenhas!

      Excluir
    3. Essas susto partes eram medonhas, nem lembrava delas, mas agora que você comentou lembrei de um pessoal que tinha! O nariz era o mais bizarro!

      Quanto ao Prison School Live Action, eu pretendo fazer uma resenha da série completa quando ela terminar. Como a história é a mesma do anime só com pequenas diferenças, eu acabaria me repetindo muito com postagens semanais, ou acabaria ficando sem saber o que comentar hahahaha!

      Excluir
  3. Realmente uma febre era esse tazo,que saudades do meu tempo de infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tempo bom! Tenho os meus até hoje! Apareça mais vezes!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!