O Projeto Sunday++

Boa tarde, galerinha que acompanha os textos que escrevemos em nossas poucas horas vagas!

Hoje estou retornando para comentar um assunto que curto muito: DESENHAR. Claro que ainda falta muito para aprendermos a fazer um desenho de verdade! Mas a gente vai tentando aos poucos!
Aproveito o espaço para divulgar um pouco desse trabalho que faço: Sunday++. Nome estranho, não? Pois é! Achei que chamaria mais atenção, por ser um nome estrangeiro e tal – ou seja, Domingo “Plus Plus” - onde abordamos lições bíblicas para crianças de todas as idades (inclusive as que tem quase ou mais de 100 anos).

Antes de falar sobre o trabalho, gostaria de falar como comecei a desenhar. Pelo que me lembro, desde moleque, gostava de reproduzir os desenhos que curtia, junto de meu irmão e alguns primos. As tartarugas ninja eram o alvo na época. Depois, com a vinda do anime Saint Seiya para o Brasil, em 1994, minha paixão por desenhar aumentou e também passei a adotar o traço de mangá nos desenhos. Claro que eram desenhos bem característicos para uma criança de 8 anos. Mas aos 13 ou 14, lembro de ter recebido uma revista que ensinava a desenhar mangá.


 
Minha prima Daiana mandou essa revista pelos correios – isso foi o máximo! Ainda continuei tentando aprender, comecei a trabalhar aos 15 anos e investi nessa área, comprando todas as outras edições dessa revista fantástica. Indiretamente, considero a Denise Akemi a minha tutora de desenho, mesmo ela não tendo ideia que existo! Peguei bastante do traço dela e de alguns animes e mangás que curti e ainda vejo hoje! Valeu, Daiana!
Mesmo ouvindo de alguns colegas que eu desenhava feio pra caraca, não desanimei e continuei tentando (e tento até hoje) melhorar as técnicas de desenho. Com isso, depois de me concentrar nos estudos e dar um tempo nos desenhos (certo que nenhum espaço em branco dos cadernos ficava livre de meus rabiscos), no ano de 2012, tive a oportunidade de usar meus desenhos para algo útil!

Desenho feito em 2012: Foto de Adelmo Veloso

Meu cunhado, Wellington Pereira, me chamou para trabalhar com ele dando aula às crianças de 9 a 11 anos, na Escola Bíblica Dominical em Nioaque - MS. A primeira lição foi na base de rascunhos - por isso achei um pouco sem graça. Pensei em colocar algo diferente, que chamasse atenção das crianças. Nada melhor que desenho. E no traço mangá! Comecei com caneta Bic, sem muita técnica, para ver como seria a empolgação da criançada. Deu certo. Elas ficavam ansiosas pelos próximos desenhos (considerando que eu prometi um brinde para quem tivesse todos os desenhos até o final do módulo – seriam 10). 

Desenho feito em 2012, no segundo trimestre: Foto de Adelmo Veloso

A evolução veio com o tempo. Quadrinhos impressos com os textos já prontos e o desenho feito em cima; desenho digitalizado com adição de texto posterior e, por fim, o desenho digitalizado, limpo no Photoshop e textos trabalhados e editados no Photoscape.

Desenho de 2012. Foto de Adelmo Veloso

Também tivemos participação especial de amigos desenhistas. Foram eles: Scarlet Guedes e Flávio Moutta, ambos do Rio de Janeiro – RJ. Isso abrilhantou nosso trabalho, que se estendeu até o fim de 2013.

 Desenho de Scarlet Guedes

 Desenho de Flávio Moutta

Também houve mudança no material utilizado para os desenhos. Além das referências (até action figures serviam de modelo), tentei utilizar pincel, caneta nanquim, curva francesa e outras técnicas para melhorar a lição em si.
 Primeira lição do ano de 2013. Foto de Adelmo Veloso

Então, ao ser transferido de cidade, devido ao meu emprego de verdade, os trabalhos tiveram uma pausa, deixando saudades no lugar e criancinhas um pouco mais instruídas com desenhos no estilo mangá. Mas o trabalho não parou por aí. Continuei praticando e, na cidade de Salvador - BA, pude retornar o projeto Sunday++, para criancinhas um pouco mais novas (3-8), agora com o objetivo de entreter e colorir.

Lição do ano de 2014 - Foto de Adelmo Veloso

 Lição de 2015

 Esta é de 2016!
Para quem quiser acompanhar nosso trabalho, ele é postado com a frequência semanal (quando eu não atraso) no seguinte link:
http://upmanga.com/visualizar.php?id_manga=848
Suas opiniões são muito importantes para nós! Comente aqui embaixo suas sugestões e críticas! Abração!


Comentários

  1. Muito legal a sua história, Adelmo.

    O layout do blog melhorou bastante.
    As cores mais claras com o fundo branco e a fonte escura fez os textos ficaram mais legíveis.

    Na última imagem, Lição do ano de 2014 - Foto de Adelmo Veloso, você utilizou recursos de computação gráfica?
    Ficou profissional.

    Parabéns...

    P.S.: estou escrevendo sobre Jaspion, depois te envio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu nobre! Nessa última lição, utilizei os recursos do Photoshop e canetas nanquim para finalizar. A parte escrita (já pronta) está no link do Upmanga.com - já dei uma revisada no post do yu Yu e dei uma alterada em erros de digitação ou coisas do tipo! Aguardo seu Post do Jaspion!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, visitante! A postagem de comentários para anônimos é livre, mas caso não queira se identificar, deixa aí seu Nick (apelido) para que nossa interação seja um pouco mais concreta! Favor moderar com o vocabulário, pois aqui é um Blog Família!